terça-feira, 24 de abril de 2012

BRAGA PORTUGAL

Biblioteca Pública
A segunda grande campanha construtiva deste espaço ocorreu no século XVI. Por iniciativa de D. Diogo de Sousa, um dos arcebispos incontornáveis da história bracarense, as obras privilegiaram as fachadas que confrontavam com a Rua do Souto, aquela que mais directamente dava para o centro histórico. De maior amplitude foram as obras barrocas, que se desenvolveram ao longo de toda a primeira metade do século XVIII. D. Rodrigo de Moura Teles ampliou o conjunto e o seu sucessor, D. José de Bragança, encarregou-se de dotar as obras de um cunho bem mais aparatoso. Em 1866, este corpo foi totalmente consumido por um incêndio. O que hoje observamos resulta de uma reconstrução integral executada nos anos 20 e 30 do século XX, campanha que conferiu ao monumento uma fachada tripartida de impacto cenográfico, com corpo central ligeiramente recuado e a dois registos, ladeado por dois corpos quadrangulares de alçados definidos em três andares. Adaptado do texto inserto na página do IPPAR de Rosário Carvalho BARROCO CONTEMPORÂNEO O barroco atravessou os séculos e é ainda hoje fonte de inspiração para muitas áreas de criação. Designers, artistas, joalheiros, estilistas ou decoradores de interiores recorrem a essa inesgotável fonte de inspiração para criar tanto padrões de tecido como mobiliário, entre variadas outras coisas, como as imagens sugerem.
TAMBÉM OS PENTEADOS ERAM BARROCOS...
Os penteados que os nobres e alguns ricos burgueses usavam nos séculos XVII e XVIII também demonstravam o mesmo espírito complicado, trabalhoso, volteante - eram, ao fim e ao cabo, penteados barroco EXPLORAR UMA GRAVURA Uma pintura ou gravura têm sempre muito mais para descobrir para além do que vemos num primeiro olhar. Repara nos pormenores de alguns temas deste "Baile à Francesa", tirado de um almanaque francês de 1682. BAILE Á FRANCESA
A MODA FEMININA
A MODA MASCULINA
ALIMENTOS E BEBIDAS
A ILUMINAÇÃO

Sem comentários:

Enviar um comentário