terça-feira, 24 de abril de 2012

BRAGA PORTUGAL

Sítios de interesse: Museu Nogueira da Silva: O Museu Nogueira da Silva deve a sua fundação ao legado, feito em Setembro de 1975, a favor da Universidade do Minho pelo Senhor António Augusto Nogueira da Silva. Originário de uma família bracarense, desenvolveu uma actividade filantrópica que levou o Estado e a Igreja a distingui-lo com várias ordens honoríficas. A dimensão do edifício da autoria do Arquitecto Rodrigues Lima, o jardim e a situação no centro da cidade, tornaram possível a disponibilização de espaços para actividades culturais complementares ao Museu como a Galeria da Universidade onde se realizam exposições temporárias; auditórios para conferências e concertos; a Fototeca onde se conservam vários arquivos fotográficos. Museu D. Diogo de Sousa: O Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa é um organismo público, dependente do Instituto dos Museus e da Conservação e do Ministério da Cultura. Foi criado em 1918, como museu de arqueologia e arte geral, como o objectivo de obstar à dispersão do património local até então na posse de particulares e outras instituições. O museu não teve um funcionamento regular até 1980, altura em que foi revitalizado, como Museu Regional de Arqueologia. Reabriu ao público em Junho de 2007. Sé Catedral de Braga: Considerada como um centro de irradiação episcopal e um dos mais importantes templos do românico português, a sua história melhor documentada, remonta à obra do primeiro bispo, D. Pedro de Braga, correspondendo à restauração da Sé episcopal em 1070, de que se conservam poucos vestígios.
Sé Catedral de Braga: Considerada como um centro de irradiação episcopal e um dos mais importantes templos do românico português, a sua história melhor documentada, remonta à obra do primeiro bispo, D. Pedro de Braga, correspondendo à restauração da Sé episcopal em 1070, de que se conservam poucos vestígios.
Santuário do Sameiro: O Santuário do Sameiro é um santuário localizado em Braga, Portugal, cuja construção se iniciou a 14 de Julho de 1863. O fundador deste santuário foi o vigário de Braga, Pe. Martinho Silva, natural de Semelhe, que em 1871 fez colocar, no cume da montanha, uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. O Templo, concluído no século XX, destaca-se no seu interior o altar-mor em granito branco polido, bem como o sacrário de prata.
Santuário do Bom Jesus: O Santuário do Bom Jesus do Monte ou Santuário do Bom Jesus de Braga é um local religioso e turístico localizado em Tenões, uma freguesia dos arredores de Braga, Portugal. O Bom Jesus possui uma grande igreja, um escadório por onde passa a Via Sacra do Bom Jesus, uma mata (Parque do Bom Jesus), alguns hotéis e um elevador hidráulico centenário.
Theatro Circo: O Theatro Circo localiza-se na Avenida da Liberdade, no centro de em Braga. Foi projectado pelo arquitecto Moura Coutinho tendo as obras começado em 1911. Dada a sua dimensão e arquitectura foi considerado um dos maiores e mais belos teatros de Portugal. Esteve vários anos encerrado, reabrindo em 27 de Outubro de 2006.
Bracara Augusta: Bracara Augusta, o nome romano da actual cidade de Braga, foi construída no lugar de um povoado anterior de origem celta. Foi fundada pelo imperador César Augusto cerca de 16 aC, após a pacificação definitiva da região. Durante o período dos Flávios, recebeu o estatuto municipal e foi elevada a sede do conventus, tendo tido funções administrativas sobre uma extensa região. A partir da reforma de Diocleciano passou a ser a capital da província da Galécia. Europeia da Juventude (2012-Braga): Capital Europeia da Juventude (2012-Braga): A cidade de Braga vai ser a Capital Europeia da Juventude (CEJ) em 2012. O júri do Fórum Europeu da Juventude (FEJ), que ontem esteve reunido em Bruxelas, confirmou a escolha da cidade portuguesa para suceder a Antuérpia como sede do evento. O projecto da CEJ 2012 está orçado em 1,2 milhões de euros e dá prioridade às iniciativas de emprego jovem e de empreendedorismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário